segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


O que é o AEE e a quem se destina?
O AEE não é reforço escolar. Na realidade visa oferecer um atendimento individualizado numa perspectiva de complementação dos conhecimentos do aluno com necessidades educacionais ou suplementação  da aprendizagem de crianças com altas habilidades/superdotação. Propõem objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas de forma independente do currículo.

Público:
a) alunos com deficiência – aqueles que tem impedimentos de longo prazo de deficiência física, intelectual, mental ou sensorial.

b) com transtornos globais do desenvolvimento – apresentam quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras, incluindo autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

c) com altas habilidades ou superdotação – aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas – intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Onde e quando esse atendimento é realizado?
O atendimento é realizado na sala de recursos multifuncionais no turno contrário da classe comum. Dura cerca 45 minutos quando for individual e 1h10 no caso dos grupos.

Sendo assim, esperamos que esse canal de comunicação que foi criado pelo Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dona Venância de Itumbiara, Goiás, sirva para o registro de experiências, debates, consultas e como uma forma ágil e moderna de promover um intercâmbio com todos aqueles que estão envolvidos nessa caminhada.

Espero que você navegue por nossas páginas e participe dessa aventura que é educar para a diversidade!

Edvaldo Aguirre
Professor de Sala de Recursos - Escola Municipal Dona Venância


FOTO: Fachada da Escola Dona Venância




Leia aqui no blog a edição de Abril do Jornal Dona Venância